quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Bem-Vindo Verão!

VERÃO!!!! 22 de dezembro,e esta é uma estação que requer cuidados especiais. Apesar de ser uma das épocas mais aguardadas do ano, ela apresenta alguns riscos e, por isso, precisamos tomar algumas precauções para manter nossa saúde. Há muitos danos que são mais comuns nesse período como o aparecimento do câncer de pele, insolação, desidratação, entre muitos outros. Por isso fique atento a algumas dicas.



Tomar sol é bom e todo mundo gosta, mas não podemos esquecer dobloqueador solar. Ele deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas, pois o suor e a água do mar ou da piscina diminuem os efeitos de proteção do produto. Utilize protetor mesmo em dias nublados, pois 40% a 50% dos raios ultravioleta ultrapassam as nuvens. Evitar a exposição ao sol nos horários de 10 a 16 horas. Chapéu, óculos e blusas de manga também contribuem para proteção da pele.
Em sua alimentação diária prefira alimentos crus ou somente cozidos.Dispense refeições muito pesadas para não sobrecarregar o sistema digestivo. Pratos coloridos e com poucos carboidratos são muito bem-vindos, principalmente no verão. Beba no mínimo 2 litros de água por dia, escolha sucos de frutas e água de coco em vez de bebidas gaseificadas e/ou alcoólicas. Certos alimentos além de contribuírem para a hidratação do nosso corpo também auxiliam nos cuidados com a pele. Escolha frutas e legumes das cores laranja e amarela que contém betacaroteno e os de cor vermelha que possuem licopeno. Eles ajudam a proteger a pele contra danos causados pelo sol.


eu bem-estar também é fundamental para saúde do seu corpo nessa época do ano. Tomar banho em água fresca, andar com roupas soltas e leves, dormir bem e em temperatura agradável e praticar exercícios físicos ajudam a manter uma vida saudável e a não comprometer o seu verão com sustos decorrentes do calor.
A estação do sol está batendo a porta e agora você já poder curtir tudo o que ela proporciona com muita responsabilidade e de forma saudável.  Bem-vindo, verão!



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Banho de Ervas



Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante. principalmente se souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas.
Basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água. leve a água para ferver, ao levantar fervura acresce a erva ou flor. apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte a água do banho.
As flores passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. assim, estão presentes em sabonetes, shampoos, espumas e cremes e são produzidos com óleos retirados das sementes ou das pétalas das flores.
Conheça os efeitos de algumas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.
Alecrim – tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.
Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. é um excelente hidratante.
Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão
Hamamélis - devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.
Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
Hortelã – tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante.
Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.
Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
Orquídea – seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.
Rosa – rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
Sal grosso – altamente relaxante, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno.
Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Loção para após o banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
Banho para repor as energias - faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.
Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. após o banho de chuveiro, se enxágüe com um destes banhos. se enrole numa tolha e deixe-se secar naturalmente

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Adoçantes

Há dois tipos: conheça as diferenças entre calóricos e não calóricos



Cada vez mais utilizados, os adoçantes dietéticos são produzidos a partir de edulcorantes, substâncias naturais ou artificiais responsáveis pelo sabor doce. Inicialmente os adoçantes foram desenvolvidos para diabéticos, que necessitam evitar o consumo de açúcar na alimentação para não aumentar descontroladamente a glicemia no sangue. Hoje a substância é queridinha também de quem precisa cortar o doce para emagrecer.

Os adoçantes são classificados em dois grupos: os não calóricos e os calóricos.

Os não calóricos são: sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame e estévia. Eles existem para atender necessidades específicas como a dos os diabéticos ou, ainda, de pessoas que têm intolerância a glúten, por exemplo. Mas os produtos dietéticos não são restritos a quem tem diabetes. Na verdade, o que os portadores de diabetes devem ver é se o adoçante tem ou não tem sacarose. Se tiver, não pode ser consumido.

Já os calóricos são a frutose, o xylitol, o sorbitol e o manitol. Estes apresentam uma menor quantidade de calorias e de outros nutrientes, mas não necessariamente estão livres de sacarose. São recomendados para pessoas que querem perder peso.

Eles existem para atender necessidades específicas, como a dos os diabéticos, ou, ainda, o de pessoas que têm intolerância a glúten, por exemplo. Assim, você pode perceber que os produtos dietéticos não são restritos para quem tem diabetes. Na verdade, o que os portadores de diabetes devem ver é se o adoçante tem, ou não, sacarose. Se tiver, não pode ser consumido.

Restrições ao uso

Como os adoçantes têm sido usados por pessoas sem nenhum problema de saúde, apenas para evitar calorias, é necessário fazer um alerta: o consumo indiscriminado do produto pode causar problemas, pois nem todos podem usá-lo.

Os adoçantes com ciclamato de sódio, por exemplo, devem ser usados com moderação por hipertensos e pessoas com insuficiência renal. Isso porque, como o próprio nome diz, eles contêm sal, que pode contribuir para o aumento da pressão sanguínea.



Crianças e idosos precisam de uma avaliação individual para saberem se podem consumir ou não esse produto. Além disso, ele é contraindicado para pacientes portadores da fenilcetonúria (mal congênito e raro, diagnosticado no teste do pezinho, que se caracteriza pela ausência de uma enzima que faz o metabolismo da fenilalanina).

Gestantes também devem evitar o consumo já que os efeitos do aspartame, por exemplo, podem passar diretamente para o feto. A única recomendação é para as futuras mamães que são diabéticas.

Já a frutose e a estévia são adoçantes naturais, extraídos de frutas e de uma planta, respectivamente. No entanto, não há estudos que possam comprovar que são seguros para consumo durante o período gestacional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão diária ideal de cada adoçante seria de:

1) Sacarina: 5 mg/Kg

2)
Ciclamato: 11 mg/Kg
3)
Aspartame: 40 mg/Kg

4) Acessulfame: 15 mg/Kg

5) Stévia: 5,5 mg/kg

6) Frutose: não existe limite

7) Xilitol, Sorbitol e Manitol: 15 mg/Kg


Fonte: http://www.bolsademulher.com/



domingo, 31 de julho de 2011

Hepatite C: prevenção no salão

Desculpem a demóra amigos visitantes, pois estava de férias com meu pequenino!
Vamos falar de um assunto muito importante que muitas pessoas não sabem, mas está afetando milhões de pessoas.


Em silêncio, um vírus tem se disseminado e já atinge mais de 170 milhões de pessoas no mundo inteiro. Sorrateiramente, ataca o fígado e depois de décadas de destruição quase imperceptível, o infectado desenvolve cirrose, câncer de fígado e muitos morrem. A epidemia tem nome e tipificação: hepatite C.

Apenas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de pessoas têm a doença e ainda não sabem. Das que já receberam o diagnóstico, cerca de um milhão, apenas 20 mil já recebem tratamento, que é gratuito mas de difícil acesso.

Muitos pacientes precisam entrar na Justiça para conseguir os medicamentos e garantir a continuidade da entrega destes. Quando a hepatite C é detectada nos seus estágios iniciais, as chances de cura são maiores. Como a maioria só descobre o vírus quando o fígado está muito debilitado, em sua fase crônica, os remédios podem não fazer mais efeito e é necessário um transplante.

No Brasil, dentre os que não sabem que têm a doença, entre 1,5 e 2 milhões de pessoas têm a forma crônica e cerca de 20% deles vai desenvolver cirrose hepática. No Dia Mundial de Combate às Hepatites, saiba como se prevenir.

A hepatite C é a forma mais grave da doença e, ao contrário do tipo B, não tem vacina. O melhor jeito de se prevenir é se informar e pedir ao médico o teste de sangue, Anti-HCV, que é feito também pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Saber as formas de contágio também ajuda a se proteger. Então anote: pacientes que precisaram de transfusão de sangue antes de 1993, pacientes com HIV, usuários de drogas injetáveis e pessoas que tenham se cortado com algum objeto perfurocortante utilizado por outra pessoa, como alicates de manicure, por exemplo, precisam estar atentos.

Hoje, a transfusão de sangue é muito segura. Todo o material coletado passa por testes para detectar possíveis vírus que serão eliminados, mas até 1993 os testes não eram feitos e o vírus da hepatite C não era sequer conhecido. Com a segurança da modernidade, um dos fatores que tornou-se grande vilão na disseminação da tipo C é o alicate de unha, utilizado amplamente nos salões de beleza. O processo de esterilização precisa ser feito através do autoclave, aparelho usado por médicos e dentistas, e não apenas nos forninhos, que não são suficientes para matar o vírus.

Alguns salões de beleza já investem na esterilização dos alicates e compra de material descartável para as manicures e pedicures. É o caso do Fuzz Cabeleireiros e Estética, de Florianópolis. "O material de manicure e pedicure é utilizado apenas em uma cliente, não sendo reutilizado sem passar por um novo processo de esterilização. Utilizamos também um kit individual para pés e mãos, que possui luvas e sapatilhas com creme emoliente, palito e lixa descartáveis. Além disso, as profissionais do Fuzz recebem três doses da vacina contra outros tipos de hepatite para se protegerem”, afirma Aline Conterno, gerente do salão.

Para empresários e clientes, o investimento é mais do que lucrativo. "Nossa maior preocupação é com a qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Investir em equipamentos de qualidade, como a autoclave, e adotar normativas de trabalho baseadas na conduta mais higiênica possível por parte dos profissionais é essencial para que o nível desejável de profissionalismo seja alcançado. A médio prazo, a relação custo-benefício - tendo em vista que prezamos pela saúde das nossas profissionais ao mesmo tempo em que conquistamos a confiança das nossas clientes - é imensurável", completa Aline.

O pensamento é o mesmo na casa de Lúcia Souza, aposentada, moradora do Rio de Janeiro. Portadora de hepatite C, ela tem em casa todo o material para manicure separado, assim como suas duas filhas. A medida foi adotada desde cedo, quando Lúcia descobriu que era portadora do vírus, assim como o marido, que faleceu em 2008 vítima da doença.


"Não confio na esterelização dos salões mais baratos e como às vezes precisamos fazer a unha rapidinho em casa, o ideal é que cada uma tenha o seu alicate. Levo tudo meu pro salão: alicate, lixa, pau de laranjeira e até esmalte. A hepatite C é muito perigosa e as pessoas não têm noção do que é a doença ainda", alerta ela, que está em tratamento e procura sempre alertar as amigas. "Falo pra todo mundo no salão, com a manicure, até com clientes que eu não conheço!", completa.

Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou um pacote de ações para ampliar a tratamento e distribuição dos medicamentos usados para a doença, como o interferon peguilado, que começa a ser usado este ano. Na prática, a medida permite mais agilidade para indicar o prolongamento de tratamento. No programa antigo, a extensão do uso do interferon só era garantida depois da aprovação do Comitê Estadual de Hepatites Virais. Agora, o médico que acompanha o paciente já pode prescrever a continuidade do tratamento, de acordo com os critérios estabelecidos no documento.

Leia também:

- Hepatite - A hepatite é uma doença que atinge milhares de pessoas a cada ano e pode ser transmitida por várias formas, inclusive pelo sexo. Conheça os seus diversos tipos e saiba como se prevenir.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ondas estilo Farrah Fawcett é aposta de penteado

A cada temporada surge uma nova tendência para os cabelos, tanto em coloração quanto em relação à textura dos fios. Para o hair stylist Marcos Proença, as capas das revistas internacionais mais badaladas anunciam o penteado da vez. Ele vem de outros tempos, mais especificamente dos anos 70. As ondas de Farrah Fawcett estão na moda.
Distante do exagero dos anos 80, os cachos a la Fawcett têm aspecto natural, além disso, o movimento é o grande destaque. “O cabelo aparece mais solto, médio e volumoso”, explica Proença.
“Independente de ser bobe ou babyliss, é importante sempre passar a escova em seguida. O cachinho inteiro não está na moda”, determina. O cabeleireiro garante ainda que as ondas ficam mais visíveis com um repicado acentuado.

fonte: IG


domingo, 10 de julho de 2011

14 maneiras de se livrar da acne

Se você é um adolescente ou um adulto com acne, você não precisa conviver com ela. Veja neste artigo 14 maneiras de se livrar da acne.
1. Não fure, pressione, esfregue ou manipule de qualquer forma as suas espinhas. Se você fizer isso, arrisca espalhar as bactérias e aumentar as chances de cicatrizes;
2. Use um produto que não requeira receita médica e contenha peróxido de benzoil; use uma ou duas vezes ao dia. Ajuda a romper a cobertura formada por células mortas da pele, bactérias e gordura que obstruem os poros e formam uma marca de acne. E também mata as bactérias. Comece com uma concentração mais baixa, e aumente gradativamente;
3. Tente produtos que não requeiram receita médica e contenham enxofre ou resorcinol, que ajudam a desobstruir as glândulas de gordura pela irritação da pele. Entretanto, a maioria dos dermatologistas acredita que o peróxido de benzoil é o ingrediente mais efetivo para a acne que não requer receita médica;
4. Não trate apenas a acne; coloque também o produto em áreas propensas a terem acne. Isso pode incluir o seu rosto todo (evite os lábios e os olhos), as costas e o peito;
5. Vá devagar com o seu rosto. Lavar remove gorduras da superfície da pele, não de dentro de dutos obstruídos. De fato, se você for muito agressivo em sua busca por limpeza, você pode acabar secando ou irritando a pele sensível do seu rosto;
6. Lave corretamente uma ou duas vezes ao dia, usando um sabonete suave, e esfregue levemente com as pontas dos seus dedos e água morna. ‏Se a sua pele for oleosa, use um sabonete com peróxido de benzoil, por suas propriedades secantes;
7. Não use escovas, esponjas ásperas, grânulos de limpeza ou cascas de nozes, ou qualquer coisa semelhante sobre a pele delicada do rosto;
8. Não use produtos oleosos, como cremes a base de óleo para o cabelo, hidratantes faciais a base de óleo, ou produtos para limpeza facial oleosos;
9. Use maquiagem a base de água;
10. Não faça tratamento facial. Você pode acabar fazendo mais mal do que bem;
11. Não apóie o seu queixo nas suas mãos ou toque constantemente o seu rosto;
12. Proteja a sua pele do câncer e rugas sem agravar a sua acne escolhendo um protetor solar não oleoso com FPS igual a 15 ou mais alto;
13. Não se preocupe com o que você come, a menos que você note uma correlação entre um alimento em particular e as erupções da sua pele;
14. Cuidado com o iodo, que pode ser encontrado em várias vitaminas e sal iodado. Alguns médicos acreditam que o iodo pode estimular a acne.

Acne Rosácea

Se você tiver mais de 40 anos e de repente desenvolver uma acne grave, você pode estar sofrendo de acne rosácea. É uma doença diferente da acne vulgaris, o nome médico para a sua variedade de acne.
A acne rosácea é caracterizada por vermelhidão, inflamação (inchaço), e vasos sangüíneos dilatados. Mais dicas: você não tem comedões, a acne está localizada principalmente na parte central do seu rosto (nariz e bochechas), e você tem muitas pústulas (espinhas contendo pus).
Não há muito que você possa fazer sozinho pela acne rosácea, mas um dermatologista pode tratá-la. Apenas seja especialmente cuidadoso evitando o sol.

sábado, 9 de julho de 2011

Remédios caseiros para nariz entupido



Antes de ler em casa remédios para nariz entupido, vamos primeiro entender o que exatamente é um nariz entupido. Todos nós temos de uma vez ou outra sofria de um nariz entupido e muitas vezes apenas se descuidou achando que estava com frio ou algo similar. No entanto, um nariz entupido não é frio, mas um resultado de doenças similares / infecções. É um sintoma dessas infecções. Clinicamente, um nariz entupido é conhecido como congestão nasal e isso acontece quando as passagens nasais incham devido aos vasos sanguíneos que estão inflamadas. As membranas que revestem o nariz realmente inchar. A congestão nasal é também conhecido como obstrução nasal, nariz entupido, nariz entupido, nariz entupido e obstrução nasal. Esta condição não é tão grave em crianças mais velhas e em adultos, mas em bebês pode ser, às vezes, fatais. Enquanto as crianças devem ser tomadas para a consulta com um médico imediatamente, para adultos e crianças mais velhas podem recorrer a esses remédios para casa nariz entupido.
Um nariz entupido pode ser causada devido a uma série de problemas tais como a gripe eo resfriado comum. Alergias que surgem, a fumaça de poeira e pólen também podem dar origem a um nariz entupido. Agora vamos ler mais sobre o relevo nariz entupido e ver quais são alguns remédios para casa com o nariz entupido.
Alguns remédios caseiros para nariz entupido
O vapor
O vapor é um dos melhores remédios naturais para o nariz entupido. Há muitas maneiras nas quais você pode ter a vapor e ajudar a limpar as fossas nasais. Por exemplo, você pode curvar-se um vaso que contém água quente e inale o vapor saindo dela, dobrando sobre ela. Outra maneira é ter um banho de vapor, o que é dito também funcionam bem como também o seu corpo relaxa. Se você quer que ele seja mais eficaz, você pode adicionar as folhas de hortelã e gengibre para a água. Ao inalar o vapor proveniente do navio, você pode cobrir-se ea embarcação com um pano para mais resultados.
A comida picante
A resposta mais fácil de como limpar o nariz entupido é ter comida picante. Nós todos sabemos que o consumo de comida apimentada, de repente começa nosso nariz e os olhos com a água. É esta fórmula que temos de aplicar aqui como um remédio nariz entupido. Diz-se também que a ingestão de vitamina C através dos alimentos também pode ajudar, uma vez que reduz a altos níveis de histamina (histamina é uma proteína) que estão relacionados com o nariz entupido. Diz-se que cerca de 1000 mg três vezes por dia deve fazer o truque.
O Pote
Esta é uma outra opção se você quiser saber como se livrar de nariz entupido rápido. Nós todos sabemos que o pote neti é, não é? Um pote neti é basicamente um pote que tem um longo bico. Você precisa preencher esse pote com algumas solução pote neti ou algum líquido quente. Depois de ter feito isso, respirar o vapor através de uma narina por vez e você verá os resultados quase instantaneamente. Um pote neti é usado extensivamente nos países de Leste para limpar obstrução nasal. Esta é considerada uma das mais eficazes curas nariz entupido todo o mundo.
Os chás
A maioria dos chás são disse a ser muito eficaz em casa remédios para nariz entupido. Chá de gengibre e chá de ervas são muito famosos para ajudar o nariz bloqueado claro. A raiz do gengibre é um expectorante, estimulante aperitivo, e termogênico. Estas são as propriedades que ajudam muito no tratamento de resfriado, tosse e obstrução nasal. Na China, as pessoas disseram para usar o gengibre para curar esses problemas, enquanto 2.500 anos. Tendo ouvido isso, o chá de gengibre é certamente um dos melhores remédios naturais para o nariz entupido e tosse, não é?
Agora que você sabe que esses remédios caseiros para o nariz entupido, nariz entupido cura com certeza vai ser mais fácil do que antes, não é? Lembre-se que remédios são realmente eficazes no tratamento da congestão nasal e problemas como tosse. Se você tiver apenas começou a ter o nariz entupido, recomenda-se sempre tentar recorrer a um dos naturais remédios nariz entupido de imediatamente tomar alguns medicamentos. Mesmo os médicos recomendam estes na maioria das vezes. No entanto, se o congestionamento é demais e está afetando a sua respiração muito, consulte um médico imediatamente.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fortaleça sua Saúde


A estação mais fria do ano traz o risco das chamadas “doenças de inverno”. Chegam gripes, resfriados, bronquites, tosses, dores de garganta e várias outras doenças comuns no inverno. Isso ocorre porque o clima frio deixa nosso sistema imunológico mais debilitado.


Nesta época o sistema imunológico precisa de reforço para evitar o surgimento dessas doenças. A ingestão regular de alimentos ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos podem estimular o sistema imunológico a nos proteger dessas doenças. E como a prevenção é o melhor caminho, é importante manter uma alimentação saudável.

Na dieta não podem faltar os grãos integrais, hortaliças e frutas (preferencialmente os orgânicos), oleaginosas, entre outros. Esses alimentos são excelentes fontes de vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes, fibras e fitoquímicos. Os antioxidantes auxiliam a “varrer” as toxinas e proteger o corpo contra os micro-organismos invasores. Prefira o consumo das hortaliças cruas, pois preservam melhor os nutrientes.

O consumo de líquidos é fundamental (água, sucos naturais, chás). Os líquidos evitam a desidratação, ajudam o organismo a reagir em casos de febre e servem de matéria prima em algumas reações de produção de anticorpos. Além de ser um dos meios de eliminação das toxinas que diminuem a capacidade de defesa do corpo.

Cuidando-se, você vai aproveitar com saúde essa estação tão charmosa!

Confira alguns alimentos importantes para fortalecer a imunidade:
Alho: fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno.
Couve, Cenoura, Tomate: o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula células imunológicas.
Geléia Real: estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.
Gengibre: reduz a inflamação e a dor.
Leite Fermentado: por ser fonte de probióticos, recupera a microbiota intestinal e fortalece o sistema imunológico.
Mel: contém substância como a inibina, um potente bactericida. Estas substâncias impedem o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta. Possui ação anti-séptica. De ação prebiótica, age beneficamente sobre a microbiota intestinal.
Própolis: fonte de flavonóides que auxiliam no combate às doenças. Atua como "antibiótico natural".
Shitake: contém lentinana, que auxilia também no combate aos tumores.
Suco Verde: fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Azeite de Oliva é aliado da beleza

Já é comprovado que o azeite de oliva é um grande aliado da saúde, além de dar um toque de sabor todo especial na refeição do dia-a-dia. Mas o que poucos sabem é que este óleo milenar tem grande serventia como produto de beleza.




Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então criaram o primeiro sabonete, misturando azeite essências e cinzas.

Hoje já é possível encontrar produtos estéticos como hidratantes, óleo para massagem e sabonete que tem em sua composição o azeite de oliva, como é rico em propriedades antioxidantes, antiflamatórias, superemolientes e vitamina

E, o azeite de oliva além de nutrir a pele ressecada, ajuda a minimizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Segundo o nutrólogo dr. Daniel Magnoni, o azeite de oliva é um poderoso protetor da pele, na medida em que evita o ressecamento. “O poder de hidratação e proteção da pele do azeite de oliva está no ácido oléico, que forma uma espécie de filme sobre a epiderme, reduzindo a perda de água sem dar aquela sensação de oleosidade, além de ser também um poderoso antioxidante, o que faz com que ajude a retardar o envelhecimento da pele”, explica o nutrólogo.

No verão os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados. O Brasil é um dos países campeões em câncer de pele com alta taxa de insolação. A medicina por meio da cosmética está continuadamente desenvolvendo produtos que possam atuar na redução do câncer de e no envelhecimento precoce.

Ação do azeite na estética:

• Funciona como anti-rugas;
• Hidrata e suaviza peles secas;
• Purifica a pele;
• Acalma peles irritadas;
• Equilibra a oleosidade da pele;
• Melhora a elasticidade;
• Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade;
• Dá brilho aos cabelos;
• É indicado para banhos relaxantes e massagens.



Fonte: http://www.destaquesp.com/index.php/Beleza/Dicas-de-beleza/azeite-de-oliva-e-aliado-da-beleza.html

domingo, 26 de junho de 2011

Tratamento de pele no inverno





Um dos tratamentos mais procurados durante o inverno é o peeling, que deixa a pele lisinha e sem marcas. Em maio e junho, quando a temperatura começa baixar, há um aumento na procura por terapias mais efetivas na pele. Como o procedimento provoca uma agressão controlada, é preciso evitar mais fatores irritantes, como as radiações solares.

As vantagens sobre o tratamento são inúmeras. Uma delas é que acelera e intensifica a esfoliação da pele, promovendo a retirada de células mortas e estimulando o crescimento de novas células.


Os peelings químicos são indicados para problemas com acne, cicatrizes superficiais e rugas. Todos os tipos de pele podem ser submetidos ao procedimento, mas a escolha do agente químico será feita em função do fototipo.

Existem vários tipos de peelings, os físicos (feitos com laser) e os químicos (feitos com substâncias químicas, os ácidos). Os químicos são classificados em superficiais, médios e profundos, dependendo da camada da pele que será atingida pelo ácido. Esses procedimentos são feitos exclusivamente por médicos.

E há também os chamados de peelings muito superficiais, que são realizados por esteticistas ou fisioterapeutas com especialização em dermato-funcional, com a finalidade apenas de hidratar e fazer uma esfoliação pouco profunda da pele.


O
 peeling superficial pode ser feito por qualquer pessoa, até as adolescentes para se livrarem da acne e jovens querendo prevenir as rugas e renovar a cutis. O médio e o profundo são indicados para mulheres mais maduras e que já ganharam algumas rugas ou manchas. O número de aplicações varia de acordo com o diagnóstico e o tempo que a pessoa tem disponível para tratar a pele.


Os peelings realizados em consultório são feitos com muita cautela. O diferencial é
 sempre realizar esse método de forma cuidadosa, para que os pacientes não fiquem com a pele muito vermelha e possam prosseguir com as suas atividades normalmente, não há necessidade de deixar a pele extremamente agredida.


Em maior e menor intensidade sempre há um tratamento que ajuda qualquer pessoa a melhorar a auto-estima. É importante seguir as orientações de especialistas para conseguir o resultado almejado e, usar diariamente o bloqueador solar estando em tratamento ou não, para que possa se prevenir defuturas machas e caso posteriormente realize algum procedimento estético ele seja concluído com mais eficiência. 

sábado, 25 de junho de 2011

Cremes Hidratantes e Alimentação no Inverno


O tempo frio e seco desta época do ano, reforçam a necessidades de maiores cuidados com o corpo, pele e alimentação.
É nessa época que aumentam os casos de doenças respiratórias. Como gripes, resfriados, alergias. Por causa do frio, passamos mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados, e com isso a chance de contrair viroses e outras doenças causadas por bactérias é maior.
Para reforçar o sistema imunológico é importante consumir diversos tipos de vitaminas, proteínas, entre outros componentes presentes na nossa alimentação. Grãos devem ser consumidos em abundância. Por exemplo: feijão que é rico em ferro, grão de bico que é rico em vitaminas e sais minerais; outro grão importante é a linhaça, fonte de carboidratos, proteínas e fibras.
É preciso tomar cuidado também com as sopas e caldos consumidas em grande quantidade nessa época do ano. Alguns ingredientes tem poucos nutrientes e grande quantidade de gordura. Como creme de leite, queijos amarelos, embutidos (linguiças, salames, presuntos). Prefira as opções light, ou substitua por ingredientes mais magros e mais nutritivos.
Nossa pele também necessita de alguns cuidados especiais. É preciso utilizar sabonetes com maior quantidade de hidratante. Tonificar a pele também é fundamental, sem esquecer é claro da hidratação. E a proteção solar também não pode ser deixada de lado nesses dias mais frios. Reduza a quantidade de esfoliações na pele para menos duas vezes por semana. Para facilitar a hidratação existem no mercado opções de óleos e hidratantes para o banho, aplicados embaixo do chuveiro mesmo.
No site da Natura (www.natura.com.br) é possível encontrar algumas opções de hidratantes e óleos. Já no Mundo Verde(www.mundoverde.com.br) dá pra encontrar vários tipos de ervas e grãos para complementar a alimentação.